Partilha nas tuas redes sociais !

Se regressaste do Natal letargic@, este artigo é para ti.

3 dias Mono-dieta Detox, do Corpo à Célula

Reset 2021 & Go Go Go 2022

No Ayurveda, o equivalente a uma canja que aquece a alma, é o kitchari que será a nossa comida de conforto, leve e fácil de digerir, com muitas ervas e especiarias como gengibre e cominhos para ajudar a reacender o nosso Agni e apoiar os mecanismos de detox no corpo. Depois destes 3 dias também poderás sentir mais leveza, clareza e até resgatar a inteligência dos tecidos no corpo.

Fazer um detox com feijão mung e arroz pode parecer maluco, mas a abordagem ayurvédica de detox contrasta com os comuns sumos verdes, frios e crus usados nos detoxs. O alimento cru é purificador, sem dúvida, mas também é difícil de digerir, e as toxinas no corpo indicam um poder digestivo fraco.

Kitchari é a mistura de dois grãos.

Porquê arroz branco e não integral?
O arroz integral é mais nutritivo mas o arroz basmati é mais fácil de digerir.

Porquê feijão mung partido?

Os feijões mung não provocam gases, são alcalinos e purificadores do sangue, mas também fornecem proteínas e nutrientes. Com as especiarias ‘quentes’ que reacendem o agni, e o ghee que lubrifica o sistema, ajudam uma eliminação suave. Se não tiveres o feijão mung partido, nem o mung normal, podes recorrer a lentilhas vermelhas, mas só em último caso.

Durante os 3 dias, dedica tempo a descansar, a caminhar na natureza, leituras positivas, a praticar yoga e meditação.

Kapalabhati e nadi shodhna são incrivelmente purificadores. Não só te limpam do ar residual nos pulmões, contribuindo para que possas encher os pulmões de ar renovado, como aumentam o agni, o fogo digestivo ajudando a queimar as impurezas. Faz pranayama pelo menos 1x por dia.

Todo o excesso de nutrientes ou de experiências inadequadas, não digeridas e não absorvidas, acabam por transformar-se em toxinas.

Procura tomar o pequeno almoço entre 7h e 9h, almoço às 13h e jantar antes das 19h. Cama antes das 22h!

Dá preferência a água morna entre as refeições. Esquece qualquer alimento gelado e crú nestes 3 dias.

Podes escolher beber chás especificos para o teu dosha dominante:

Chá Vata — partes iguais de gengibre, cominhos e coentros moidos.

Chá Pitta — partes iguais de cominhos, coentros e funcho moidos.

Chá Kapha — partes iguais de gengibre, canela moidos e uma pitada de cravinho moido.

Espreita aqui um chá tri-doshico que podes beber durante o dia sempre que te apeteça:

https://www.instagram.com/p/CRzpvmwMG8x/?utm_source=ig_web_copy_link

Opcional, assim que te levantas, antes de ingerir seja o que fôr, Jihwa Prakshalana – raspagem da língua, espreita aqui:

https://www.instagram.com/p/COFPhAFsRfD/?utm_source=ig_web_copy_link

Também opcional para os 3 dias em jejum – Oleação interna:

Beber 2 colheres de sopa de óleo de linhaça morno de manhã cedo com o estomâgo vazio. Kapha pode adicionar uma pitada de pimenta preta ou se conseguir arranjar, trikatu. Aguarda 30 minutos para digerir o óleo. Após os 30 minutos já podes tomar o pequeno almoço.

Também opcional, e antes do banho matinal, Garshana – esfoliação seca, espreita aqui:

https://www.instagram.com/p/CN7nQ6bszQN/?utm_source=ig_web_copy_link

PEQUENO ALMOÇO, ALMOÇO E JANTAR PARA OS 3 DIAS:

Kitchari  preparado com especiarias como açafrão, cominhos, gengibre, coentros, feno grego e sementes de mostarda. Receita em baixo.

Opcional: Para criar um padrão de detox ainda mais poderoso podes adquirir o ZEN PRIME para tomar a seguir às refeições

https://darshanapaula.jeunesseglobal.com/pt-PT/zen

Opcional – se for cansativo só comer kitchari todos os dias, o pequeno almoço pode ser um mingau de aveia com uma fruta adequada, à tua escolha, por exemplo maça cozida ou passas de uva incluídas na confeção do mingau. Simplicidade é o mais importante. Cereais e fruta são considerados uma combinação não benéfica, no entanto a aveia é um cereal leve e na generalidade mais facilmente digerível. Quando uma fruta é cozinhada ao mesmo tempo que a aveia, as suas qualidades mais diferenciadas são capazes de se misturar de forma a melhorar ainda mais a sua digestão. Receita em baixo.

Meia hora antes do almoço e do jantar, prepara a seguinte receita: espreita aqui

https://www.instagram.com/p/CRAFpg8syt0/?utm_source=ig_web_copy_link

Prepara o kitchari fresco todas as manhãs para te ajudar durante o dia a poderes levar contigo esta refeição base. Mas não cozinhes para os 3 dias. Come apenas o confecionado no próprio dia sem refrigerar.

No último dia podes adicionar alguns poucos legumes da época, na confeção do Kitchari:

Vata: abóbora, cenoura, ervilha, batata doce;

Pitta: cenoura, couve-flor, coentros (frescos), brócolos, folhas verdes;

Kapha: couve de Bruxelas, couve-flor, aipo, folhas verdes. Mais uma vez simplicidade, adiciona apenas 1 ou 2 legumes diferentes.

Não passes fome comendo menos ou sendo rígid@ com o objetivo de emagrecer. Como a quantidade de Kitchari que possa saciar-te. Trata-se de dar ao corpo o suporte de que ele precisa para descansar de todas as misturas incompatíveis das festas.

Cuida de ti  como se fosses um ente querido. A privação não contribui para o teu bem estar, pode causar um estado de emergência e fazer com que o organismo começe a acumular gordura.

Procura estar presente em cada refeição.

Durante os 3 dias podem ocorrer dores de cabeça, dores corporais, irritabilidade e cansaço. É natural pois estás a privar-te de algumas adições que possas ter.

À noite, trata a tua pele com oleação externa e massagem do topo da cabeça aos pés seguida do banho quente que ajuda o processo de svedana (suor), mas cuida para que não removas todo o óleo no banho. Aumenta a circulação, estimula o funcionamento dos órgãos, ajuda a desintoxicar o corpo e melhora o sono.

Kitchari Tri-doshico

 O Kitchari é tradicionalmente ingerido 3x ao dia durante um processo de limpeza ayurvédico. É uma refeição cozida preparada a partir de arroz basmati e mung dal amarelo partido. O Kitchari é muito fácil de digerir. Permite ao Sistema digestivo descansar, deixando mais energia livre para o regime natural de detox do corpo.

Ingredientes

  • 1 chávena arroz basmati branco
  • ½ chávena de mung dal amarelo
  • 2 colheres de sopa de ghee, azeite ou óleo de côco
  • Especiarias:
  • ¼ chávena de sementes de mostarda preta
  • ½ colher de chá de sementes de cominhos
  • ½ colher de cá de açafrão em pó
  • 1½ colher de chá de coentros em pó
  • ½ colher de chá de funcho em pó
  • 1 pitada de hing (asafoetida)
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
  • 1 colher de chá de sal mineral natural
  • 6 chávenas de água

Põe de molho o mungdal durante a noite ou pelo menos durante 4 horas. Coa a água, junta o arroz e lava bem esta mistura 2x ou até a água correr limpa, e põe de lado. Numa caçarola, aquece o ghee ou o teu óleo de eleição. Juntas as sementes de mostarda, de cominhos e salteia uns minutos até estalarem. Junta o açafrão, os coentros, o funcho, a assafoetida e o gengibre fresco ralado. Mexe até sentires os aromas. Junta o mung dal e o arroz e mexe. Salteia durante alguns instantes sempre a mexer.

Junta 6 chávenas de água (vê com a tua sensibilidade se é suficiente), aumenta o lume e leva à fervura. Quando ferver coloca o sal, reduz o lume, tapa e deixa ferver por 40 minutos.

Podes fazer assim, ou cozer o arroz e o mungdal na panela de pressão e depois de cozinhado guarnecer com as especiarias cuja consciência foi despertada na frigideira com o ghee ou o óleo que escolheste e misturar tudo muito bem.

Aponta para teres pouca água no prato terminado. A consistência deve ser a de um ensopado e não de um caldo.

Decora com sumo de limão e coentros ou salsa picada a gosto

Mingau de Aveia

Ingredientes

  • ½ chávena de aveia seca
  • 1½ chávena de água
  • ¼ chávena de uva-passa
  • 1½ chávena de maça ou abacaxi (cortado em pedaços pequenos)
  • Se precisares de adoçante, podes juntar no final açucar de côco, ou mel quando já arrefecido
  • Especiarias reconfortantes opcionais
  • ¼ colher de chá de canela em pó
  • ¼ colher de chá de noz-moscada em pó
  • ⅛ colher de chá de cardamomo em pó
  • ⅛ colher de chá de gengibre em pó

Combina as uvas-passa, o fruto que escolheste cortado em pedacinhos, 1 chávena de água, e as especiarias desejadas numa caçarola e leva a ferver num lume médio. Reduz o lume e deixa estar nesse ponto abaixo da fervura durante 10 a 15 minutos (vê se precisas mexer), ou até sentires que a fruta está suave e bem cozinhada (as maças demoram mais).

Agora junta a aveia, a água restante, mexe e volta a ferver. Quando a mistura ferver, mexe bem, tira do lume, tapa e deixa repousar por 5 a 10 minutos até a aveia ficar suave e a água tiver sido absorvida. Deixa arrefecer um pouco e serve.

Esta newsletter é dedicada a ti! Convido-te a subscrevê-la.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 dias Mono-Dieta Detox Ayurvédico
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao utilizar este site você concorda com nossa Política de Proteção de Dados.
Ler mais