O ato de respirar é normalmente involuntário e inconsciente.
No Yoga a respiração é normalmente uma base de concentração ou Drishti em que conscientemente utilizamos diferentes padrões respiratórios como link para diferentes estados de consciência, chama-se pranayama.
Quando observamos a respiração estamos no presente.
Por isso quando te sentires ansios@ ou com medo, olha para a respiração. A atenção resgata-te da ilusão do passado ou do futuro.
Quando te sentires sozinh@ ou num beco sem saída, olha para a respiração, ela está sempre contigo e tem o poder de abrir caminhos.
No Yoga a respiração é nasal, salvo indicação em contrário e em processos de catarse que facilitam a libertação de memórias negativas cristalizadas nos diversos koshas ou envolucros da alma, diferentes manifestações de energia.
Temos 2 narinas para iniciar e apoiar o processo respiratório e uma boca para iniciar e apoiar o processo digestivo.
As narinas, por meio do processo de respiração, afetam diretamente o sistema nervoso autónomo pois elas estão conectadas a respostas neuromotoras que influenciam os hemisférios do cérebro; sistemas como o cardiovascular, respiratório e digestivo, e as nossas respostas de luta ou fuga e repouso ou relaxamento.
As narinas e os cílios nasais ajudam na filtragem do ar impedindo que algumas particulas nocivas entrem nos pulmões. O nariz também aquece e doa humidade ao ar para facilitar as trocas gasosas nos pulmões.
Cerca de 60% de todo o Ácido Nítrico do corpo é produzido no nariz, durante a respiração nasal. O Ácido Nítrico é responsável por mais de 2000 reações no corpo, entre elas a de controlar o nível de oxigénio no sangue. Por isso respirar pela boca em vez de respirar pelo nariz, pode ter como consequência a diminuição de oxigénio em circulação por deficiência de Ácido Nítrico.
O Ácido Nítrico produzido nos seios nasais durante a respiração nasal, sendo percursor do aumento de CO2 no sangue, é uma substância essencial que contribui para a dilatação e relaxamento dos vasos sanguíneos e para o melhor fluxo sanguíneo por todo o corpo, mais nutrientes e oxigénio em circulação.
A vasodilatação gerada pelo Ácido Nítrico, nas proporções adequadas, reduz a formação de ácido lático nos músculos, responsável pela dor e fadiga muscular, podendo diminuir fatores de inflamação.
Com a idade a produção de Ácido Nítrico diminui, por isso é muito importante estarmos conscientes da respiração e adotar práticas como pranayama e meditação para manter os níveis de Ácido Nítrico e o fluxo de O2 nas artérias, veias, capilares e nervos.
É principalmente durante a expiração que os pulmões extraem o oxigénio do ar. Quando expiramos pelas narinas, em comparação com a boca, é criada uma contrapressão (pressão negativa) e o ar expirado é restringido e desacelerado, que é exatamente o tempo que os pulmões precisam para absorver mais oxigénio e efetuar as trocas gasosas.
Por isso no Yoga queremos expirar no dobro do tempo que levamos a inspirar.
Quando o CO2 é expulso muito rápido como acontece pela boca, a absorção de óxigénio diminui.
Nós respiramos pela boca em situações de emergência, quando é detetado no nosso sistema muito pouco oxigênio. É por exemplo quando bocejamos, aquele bocejo incontrolável em que o cérebro desacelera.
Através de uma rede de nervos sensoriais no nariz, as narinas estão conectadas a canais subtis ou nadi que falarei mais à frente no ciclo nasal.
A maneira como respiramos controla quase tudo.
VANTAGENS DA RESPIRAÇÃO NASAL:
– Ajuda a melhorar a absorção de oxigénio pelos pulmões, por via do ácido nítrico.
– Ajuda a melhorar a circulação sanguínea em todo o corpo incluindo o cérebro.
– Contribui para um sistema cardiovasvular saudável, ajudando a regular a pressão arterial e a frequência cardíaca.
– Ajuda a reduzir o stress e ansiedade.
– A respiração nasal ativa a parte do sistema nervoso responsável pelo repouso, recuperação e digestão, em vez da parte do sistema nervoso responsável pela sobrevivência ou estados de stress, como enfrentar ou fugir.
– Melhora profundamente o estado da nossa consciência e os níveis de aceitação, apreciação e serenidade.
– Melhora o consolidação das memórias via sistema límbico e olfato.
– Sustenta um equilibrio emocional e uma motivação mais consistentes porque o nariz está em contato direto com o hipotálamo através do lobo olfativo do cérebro. O hipotálamo faz parte do sistema límbico, associado às emoções e motivação.
– Melhora o foco, clareza e neutralidade cognitica e emocional.
– Envolve mais o principal musculo envolvido na respiração, o diafragma optimizando a capacidade pulmonar.
– Melhora os padrões de sono.
DESVANTAGENS DA RESPIRAÇÃO PELA BOCA:
– Enfraquece os musculos que abrem as abas do nariz, estreitando as vias aéreas superiores.
– Sobre-estimula os pulmões podendo causar hiperventilação pois é inalado maior volume de ar, podendo levar a crises de asma, pressão arterial alta e doenças cardíacas.
– Reduz os níveis de CO2 no sangue que é essencial para a libertação de O2 na circulação, provocando vasoconstricção, menos absorção de oxigénio.
– Inibe a circulação sanguínea podendo provocar tonturas, desmaios, ausência de reflexos e até desmaios.
– O ar seco e não filtrado reduz a eficiência das trocas gasosas e pode expôr o organismo a infeções.
– Pode levar a alterações posturais, aumentando a incidência de apneia, ressonar, enurese noturna, bruxismo, etc.
– Ciclos de sono insatisfatórios.
– Menor resistência em atividades físicas.
– Dificulta a concentração e desacelera a capacidade de aprendizagem.
– Queda no desempenho intelectual.
VANTAGENS DA PRÁTICA DE PRANAYAMA:
– Empodera o sistema imunitário. A respiração profunda, ativa o aparelho digestivo onde funcionam até 80% das respostas imunitárias.
Praticas como a retenção da respiração aumentam significativamente a nossa contagem de glóbulos brancos, que são os primeiros a atacar infecções e vírus.
– Reduz a ansiedade e a depressão através do nervo vago e do aumento dos níveis de GABA, o neurotransmissõr que ajuda a relaxar.
RESPIRA.
– Melhora a capacidade pulmonar e os padrões da respiração.
– Beneficia o sistema digestivo. Síndrome do Intestino irritável, diarreia e hiperacidez são distúrbios intimamente ligados à atividade cerebral. Estudos comprovam que estes sintomas diminuem com a prática consistente de pranayama, graças aos seus efeitos calmantes.
– Benefício cardiovascular. O pranayama tem um efeito imediato e positivo na circulação, frequência cardíaca e pressão arterial.
– Certas técnicas ajudam a limpar a nossa cavidade nasal e criar ventilação, melhorando alergias, infecções sinusais, congestão e dores de cabeça sinusais.
– Melhora os padrões de sono. Abandonamos as respirações curtas e superficiais. A respiração profunda, por outro lado, diminui a frequência cardíaca e relaxa a mente. Isso melhora a qualidade do sono e combate as insónias.
– Pode ajudar a perder peso. A respiração profunda e vigorosa como o Bhastrika, acelera o nosso metabolismo e ativa os músculos abdominais.
– Reter a respiração com pulmões cheios estimula a respiração celular desintoxicando o sangue, melhorando a aparência da pele e prevenindo o envelhecimento precoce como rugas e manchas solares.
– Em conjunção com a meditação purifica a visão empoderando-nos para nos alinharmos com o dharma apropriado.
– Em conjunção com a meditação potencia emoções positivas e diminui a reatividade emocional.
Práticas como Ujjayi, a respiração vitoriosa ou o zumbido da abelha, o Bhramari e também Nadhi shodhana ou respiração alternada, são ferramentas essenciais para afetarmos positivamente o nosso corpo, mente e espírito.
CICLO NASAL:
O nosso corpo alterna o fluxo de ar entre as narinas a cada 1-4 horas. Num estado natural, às vezes respiramos predominantemente pela narina direita e outras vezes respiramos predominantemente pela narina esquerda. Esta alternância, controlada pelo sistema nervoso central, parece manter um equilíbrio entre os hemisférios do cérebro e as respetivas funções metabólicas.
Quando o enfase está na narina direita aumenta a atividade do sistema nervoso simpático, do hemisfério esquerdo do cérebro, as secreções ácidas e atividade de luta ou fuga, e aumenta a temperatura corporal, a pressão arterial, cortisol, testosterona, endorfinas.
Quando o enfase está na narina esquerda aumentam a atividade do sistema nervoso parassimpático, do hemisfério direito do cérebro, as secreções alcalinas, o repouso, reposição e relaxamento, e dimunui a temperatura corporal, a pressão arterial, cortisol, testosterona, endorfinas.
O nosso equilíbrio energético é afetado pelo fluxo de energia ao longo das três principais nadi: ida, pingala e sushumna nadis.
Ida (canal lunar – narina da esquerda) é refrescante e tem qualidade feminina. Afeta o lado direito do cérebro, emocional, visual e mais tranquilo.
Pingala (canal solar – narina da direita) aquece e tem qualidade masculina. Afeta o lado esquero do cérebro, racional, verbal e mais enérgico.
A inspiração vai enfatizar as qualidades dessa narina, dessa nadi;
A expiração vai adormecer as qualidades dessa narina, dessa nadi.
Inspirar pela narina esquerda estimula o canal lunar. Expirar pela narina direita, adormece o canal solar – Chandra Bhedana
Inspirar pela narina direita estimula o canal solar. Expirar pela narina esquerda, adormece o canal lunar – Surya Bhedana
O canal central ou Sushumna nadi é ativado quando ambas as narinas operam simultaneamente, o que geralmente acontece apenas por um curto período de tempo quando ocorre a transição de uma narina para a outra.
Se ficaste interessad@ em aprofundar mais o Yoga e todas as suas disciplinas como o Pranayama e a Meditação, vem experimentar uma aula de Yoga comigo no Centro de Yoga de Queluz. Este pode ser o impulso que precisas neste momento!
Acompanha-me nas redes sociais:
https://www.facebook.com/darshana.paula
Instagram: @darshana_paula
Esta newsletter é dedicada a ti! Convido-te a subscrevê-la.
2 Comments
O artigo é muito bom! Tem ensinamentos muito interessantes que fazem toda a diferença para a nossa qualidade de vida, a todos os níveis. Muito grata pela partilha.
É impressionante a quantidade de benefícios que a respiração nasal traz!
Este artigo é ótimo para tomarmos consciência desses benefícios e para os por-mos em prática.
Das práticas que já experimentei posso dizer que sinto uma grande sensação de bem-estar quando faço a respiração alternada!
Obrigada pela partilha ????